Saturday, July 12, 2008

Visão

"[...] Tinha esse costume; achava sempre nos sucessos do dia anterior algum fato, algum dito, alguma nota que lhe fazia bem. Aí é que o espírito se demorava; [...] Se não havia sucesso nenhum desses, - ou se os havia só contrários, nem por isso as sensações eram desconfortáveis; bastava-lhe o sabor de alguma palavra que ele mesmo houvesse dito, - de algum gesto que fizesse, a contemplação subjetiva, o gosto de ter sentido viver, - para que a véspera não fosse um dia perdido."

(Quincas Borba)


Quincas Borba - de Machado, é um livro incrível.
Eu o ganhei em março, e ainda não cheguei nem na metade.
Destaco todos os trechos que me causam impacto, leio várias e várias vezes e depois fico meditando.
Não me importo se demorar anos nessa leitura.
Vou seguindo na lentidão peculiar dele.


O trecho citado fez-me refletir acerca do nosso "olhar".
A imagem é uma foto que tirei sem nenhuma razão, até mesmo porque não sou fotógrafa. Mas a achei tão bela...
Vejo nossos olhos como instrumentos extremamente versáteis e introspectivos.
Todos precisamos projetá-los na direção de seu incremento.
Um olhar fixo, apenas um olhar, não tem significado.
Os olhos da cara, vêem a realidade do coração.
O interno tanto define quanto deforma o externo.


Aquele sorriso, aquilo tudo ainda está em mim...
Tenho medo.
Queria viver do despreparo, do descuido.
Deixei assim...
Sem saber.
Na espera.
Mas isso ainda que doce, é agonizante.
A decepção pode vir como machado (substantivo comum! rs)
(Agora que notei que daria pra fazer um trocadilho com decepcionar e decepar, ¬¬)
=\ ... Que sentimento mais estranho!


P.S.: Eu ganhei um selito da Carol.
Como foi meu primeiro, e não estou habituada ainda à vida ativa de blogar, vai ficar ali do ladinho, e vai ser só meeeeu, meuuu. :)

Obrigada Carol!






10 comments:

Beth Carolina said...

Que bom que gostou do selinho...

Adorei a parte do Os olhos da cara, vêem a realidade do coração.

+/- como uma outra frase, que eu acho que é do Drummond: QUEM NÃO ENTENDE UM OLHAR TAMPOUCO ENTENDERÁ UMA LONGA EXPLICAÇÃO.

Candy said...

Tem esse livro aqui em casa e eu sempre fiquei de começar a ler e sempre adiava, não sei por que.
Mas vou procurá-lo, botar pra tomar um vento (tirar o mofo) e le-lo.

Vc me inspirou agora ao falar de olhar, sabia?
Nao considero os meus expressivos e, no minimo, isso deve dizer mta coisa...
enfim... nao falei nada com nada
O.o

Boa semana!
;***

Candy said...

Ah, com certeza eu tb não valorizaria algumas coisas se não tivesse sofrido um monte lá tras...
Pelo menos serviu pra crescer e amadurecer né?
(tinha que servir pra alguma coisa... afff).

Ah, te linkei, tá?

;***

Thiara Ney - Tuty said...

Ah, que lindo!
Eu adoro Machado, e tbm adoro fica rmeditando nos livros... MAs eu esqueço depois de umas 2 horas, sabia?! Tenho a memória péssimaaaaaaa.

Bjus!

Maldito said...

Já gostei desse blog de cara pelo nome,...rars
Parabens

Silvana Ferrari said...

Olá! Obrigada pela visita e pelos elogios. Adorei o seu espaço e vi que você também gosta de Machado. O meu preferido é Dom Casmurro, como deu pra perceber, hehehehe... Beijos..
Silvana

Tyler Durden said...

Seria muito bom se pudéssemos enxergar somente aquilo que nos faz bem, mas os nossos olhos insistem em nos mostrar tudo. (Ainda bem que eles são teimosos, pois caso contrário seríamos todos iludidos)

Sei que fui totalmente contraditório nesse comentário, mas tudo bem. :)

Candy said...

Hahahaha
Coloquei errado msm o nome ó!
se vc nao dissesse eu ia demorar pra reparar
kkkkkkkkkkkkkk

e se o blog nao for o lugar de escrever nossas besteiras, onde será?
heheheheh

;******
bom fds!

Wolfgang Pistori said...

Ao vencedor....

Nathália E. said...

Já li esse livro, achei incrível!

Beijo!