Friday, August 15, 2008

Egoísmo

Eu perdi a vontade de escrever.
A literatura canaliza meus encantos! Ah, bons encantos.
Mas não sei, acho tudo que nos acontece muito particular; talvez não carregue consigo muito ensinamento ou simples que seja, partícula de entretenimento. Tudo que vivencio, é meu. A empatia existe, somos semelhantes. Mas quem é que se realiza na vitória do outro?
Confesso que me acho egoísta, sempre egoísta. Uma palavra mordaz me fere até os ossos, mas sinto um prazer obscuro quando sei que, por exemplo, alguém sofre por mim.
Mas quem sofre por mim?
Logo eu, tão desinteressante.
Tão lesada.
Tão distante de tudo.
"Tão depressiva", como os idiotas que "não me conhecem" ainda dizem por aí.
Mas não me importo tanto. Encontrei alguém que me preenche. Queria que ele fosse capaz também (mas que abuso!) de enegrecer o passado que ainda me oferece os pesadelos que de tão dolorosos porém belos, são quase sonhos.
Ontem ainda, eu chorei. "Era cedo", deu tempo de entrar na igreja para orar. O padre, que conheci em faces mais vermelhas e sorrisos largos, caminhou sério até a capelinha e conduziu o símbolo sagrado de Jesus pelo vasto espaço da igreja; esperei um sorriso, mas ele levava o Senhor com uma seriedade que declarava respeito. Fui ganhando a parte externa da igreja, seguindo devagar pela praça, chorando por uma alegria que não compreendi.
Na verdade, pensava nas desigualdades, porque via o sofrimento de uma pessoa que caminhava com dificuldade, enquanto minhas pernas faziam um movimento fácil, melhorado pela calça legging. Olhava para o céu e chorava. E conversava, conversava com Deus. E chorava, mas sorria como quem entende algo com emoção. Considerava que o corpo, essa frágil "estrutura" que vai ser consumida por vermes não é nada perto do eterno, da abstração dos céus, do amor que movimenta a vida. Porque desenfreadamente fazemos amor, somos amor, vivemos por amor (mexicano isso, não?).
Sou oceano de mágoas quando lembro daquela paixão que não pôde ser. Ainda dói, dói em cada fio de cabelo, dói em cada unha esmaltada. Dói. Porque não aprendi a aceitar que há alguém além de mim.
Sou quase nada.
E não posso esquecer, sou egoísta.

8 comments:

Beth Carolina said...

Rafa... isso é fase... vc escreve mto bem pra perder assim a vontade!

Beijo

Suelem de Oliveira Bento said...

Oi Rafa! Senti um desabafo na postagem, isso é certo? Vc falou em passado, em amor, em Deus, em alegria, em egoismo.
Todos, se vistos na maior da essência, somos egoistas. Isso é certo. O que não podemos é desejar que o outro seja sempre prejudicado, possa sofrer e sentir seu coração ser arrancado do peito.
Deus sempre nos consola. agora pouco estava sentindo um aperto no coração, aquele famoso nó na garganta sobrevivente do domingo.Passei na Igreja, sentei me em frente ao sacrário e pedi para Deus tirar tudo isso de ruim que estava dentro de mim e me fazendo mal...isso pq eu não estava conseguindo retirar! Agora me sinto melhor. E pretendo permanecer!
Linda...O passado, os amores...Nossa, como é doloroso o passado até que descobrimos um novo presente e passamos a dar mais valor neste. O que passou sempre será passado, mas não te prometo que será um dia esquecido!
Qt aos movimentos da igreja... Faço parte do TLC, um movimento de Jovens tb. Participo de retiros, faço pregações e testemunho vidas. Volte pro Teatro sim! Acho lindo! Cultive o talento que Deus te deu...Ele irá te cobrar!
Tenha uma ótima semana!
BeijosSSu...


Qual a sua cidade?

Tyler Durden said...

Você escreveu um texto simplesmente lindo. Esse egoísmo toma conta de mim e isso está me fazendo muito mal, tenho tentado controlar mas é muito difícil e doloroso. Queria entender essa necessidade de existir alguém que precise de nós.
E sobre chorar, já tem algum tempo que sinto uma imensa vontade mas não consigo, o choro fica travado na minha garganta e por mais que eu queira que ele venha não adianta. Acho que esqueci como se chora.
E as dores de amor então, já viraram uma constante em minha vida, é melhor nem comentar.

Acho que se algum dia eu precisar postar e não pensar em nada, copiarei esse texto. :)
Beijo

Candy said...

Lindíssimo o post!
Egoístas somos todos nós que queremos e procuramos pelo nosso bem.
Deixe que quiser falar, vc vive mais porque você não está falando, está sentindo e isso não tem preço.
Chorar ou sorrir é um mero detalhe, esplêndido é poder viver conseguindo sentir.
Além das palavras total.

Boa semana, querida!
e quero continuar te lendo, viu?

;***

Sil said...

Belo ensaio sobre Egoismo. No fundo somos todos egoistas e nos satisfazemos com isso em silencio.

www.dans-la-boite.blogspot.com
www.fruit-d-amour.blogspot.com

R. said...

Eu sei como é... Eu mesmo tirei férias do blog, mais de mês sem escrever "de verdade". Faz bem.
Belíssimo texto.

Bjs

Nãnny said...

Nossa! Que intenso!
Seu texto me fez lembrar daquele texto: Pedoando Deus (Clarice Lispector). Pensei mto nele, mto mesmo.

Bjs

**Dandara Balby** said...

Rafa,

Ousando da intimidade.
Parabens pelo post! Verdadeiro, simples, quase que palpavel...Encontrei uns pedaços de mim nas suas palavras.
Passo a te acompanhar agora.
Bjocas!